Clínicas Médicas

Clínicas Médicas e Hospitalares

wCLÍNICAS-Sistema de Gestão de Clínicas, é um avançado sistema de gestão e informação médica, de fácil uso, destinado a Consultórios, Clínicas Médicas e Clínicas Hospitalares de Pequena e Média dimensão.

Representa a ferramenta indispensável e ideal para gerir consultórios/clínicas das mais variadas áreas de actividade como Cardiologia, Clínica Geral, Dermatologia, Ginecologia/Obstetrícia, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Psicologia, Psiquiatria, Urologia, respondendo ainda às necessidades específicas de outras especialidades tais como Fisioterapia, Dentária, Estética/Nutricionismo, Podologia, Pediatria, Centros de Exames e Hospitalização.

O aspecto principal desta aplicação é o facto da componente de facturação e relação com os subsistemas de saúde (eg. ADSE) e seguradoras ser totalmente automatizado. Este facto é por si só um elemento fundamental na aquisição do sistema deste tipo, pois para além de passar a estar dotado de uma ferramenta que automatiza as rotinas diárias da clínica (marcações, consultas, dossier do paciente), elimina totalmente a possibilidade de erros no envio das facturas às diversas entidades, com os consequentes benefícios financeiros e a diminuição do tempo de reembolso.

 

 

 

Características principais

  • Solução certificada pela DGCI ao abrigo da Portaria 363/2010.
  • Prescrição Electrónica ao abrigo da Portaria n.º 198/2011
  • Aplicação certificada pela ACSS (Administração Central do Sistema de Saúde)
    • Emissão de receitas electrónicas com ligação à base de dados de medicamentos da Infarmed
    • Ligação ao Registo Nacional de Utentes
  • Agenda para marcação de consultas, com possibilidade de alocação automática de vários recursos por marcação.
    • Gestão completa de recursos (médicos, salas, equipamentos)
    • Definição do horário de cada médico
    • Cópia de horário de um médico para outro
    • Definição das férias de cada médico
    • Definição dos feriados
    • Marcação de consultas individuais ou em grupo
    • Possibilidade de efectuar marcações para determinado médico, associando um conjunto de recursos adicionais (outro(s) médico(s), equipamentos, salas, etc.)
    • Marcação de consulta com indicação dos serviços a realizar, permitindo o seu débito automático aquando da chegada do utente
    • Planeamento de marcações para um dado utente
    • Alteração do estado de uma consulta
    • Procura de consultas livres
    • Procura de marcações para um dado utente
    • Eliminação de consultas para um dado utente
    • Possibilidade de mudança de data de uma marcação
    • Possibilidade de adicionar notas
    • Utilitário de remoção de várias consultas consoante as restrições escolhidas
    • Indicação de motivos de anulação de consultas com tratamento estatístico das mesmas.
    • Listagem de motivos de anulação de consultas para um determinado período de tempo, por especialidade ou por médico.
    • Listagem da duração das consultas para um determinado período de tempo, por especialidade ou por médico.
    • Listagem das consultas para um dado dia, por especialidade ou por médico.
    • Possibilidade de transferência das consultas de um médico, caso este não compareça num dado dia.
    • Aviso de chegada dos utentes através do centro de mensagens.
  • Lista de espera para gestão dos clientes presentes na clínica. Esta opção permite gerir o estado da lista de espera da clínica. Podemos indicar o estado de cada utente que se encontra na sala de espera (chegada, em tratamento, terminado) de modo ao médico saber em tempo real o estado da lista de espera. Poderão ser aplicadas filtragens aos utentes que estão em espera (por médico ou especialidade).
  • Informação detalhada do utente, com todo o seu historial clínico. Na ficha do utente é guardada a informação completa do utente, incluindo o seu historial clínico. É possível introduzir observações que podem ser mostradas sob a forma de aviso ao utilizador nas movimentações da aplicação, assim como emitir/visualizar o historial clínico do utente de forma configurável i.e., podendo o utilizador indicar o nível de detalhe pretendido.
  • Definição dos campos de preenchimento obrigatório da ficha de utente e das marcações de consulta. Cada clínica tem a possibilidade de definir quais os campos de preenchimento obrigatório, quer da ficha do utente, quer das marcações de consultas.
  • Definição dos tópicos de avaliação de uma consulta. Cada médico / especialidade tem a possibilidade de definir os tópicos de avaliação que considera pertinentes numa consulta
  • Registo de patologias, exames e relatórios médicos personalizados, com associação de imagens, gravações e com preenchimento automático da informação da ficha do cliente. No historial clínico do utente é possível fazer o registo de patologias apresentadas pelo utente. É também possível efectuar o registo de relatórios, elaborados de raiz ou através do carregamento de modelos pré-configurados. O wCLINICAS disponibiliza ainda uma integração com o wDOCS que possibilita uma gestão de relatórios mais poderosa.
  • Gestão de serviços periódicos dos utentes (vacinas, exames, etc) com alertas automáticos. Um serviço periódico é um artigo que deverá ser administrado com uma determinada periodicidade. Ao dar como concluído um serviço, será programado um novo serviço de acordo com a periodicidade estipulada na aplicação. É possível configurar a aplicação de forma a alertar o utilizador, ao iniciar, para a proximidade e/ou ultrapassagem de serviços periódicos.
  • Emissão de orçamentos. A emissão de orçamento permite ao utente ter uma ideia de quanto será gasto num tratamento.
  • Definição de planos de tratamento, com agendamento automático das sessões. Um plano de tratamento consiste numa série de tratamentos previamente acordados e agendados com o utente. Um plano de tratamento pode ser criado manualmente através da adição de serviços ou pode ser resultar de um orçamento previamente solicitado pelo utente.
    • Aquando da sua criação, é possível agendar automaticamente cada serviço, associando o médico pretendido.
  • Lançamento automático dos tratamentos planeados para o dia aquando da chegada de um utente. É possível parametrizar a aplicação de forma a lançar de forma automática na conta os tratamentos planeados para o dia quando é dada a chegada do utente na agenda.
  • Envio automatizado de SMS / Mailing a clientes/pacientes (próximas consultas, aniversários, publicidade, necessidade de realização de exames periódicos, etc). Esta opção permite enviar uma mensagem dinâmica aos proprietários que satisfaçam os critérios de filtragem definidos. A mensagem poderá ser personalizada, sendo criada dinamicamente de acordo com as parametrizações definidas. Os proprietários podem ser contactados de 3 formas distintas: carta, email ou SMS, necessitando esta última da aplicação wSMS.
  • FrontOffice táctil. Módulo que permite fácil, rápida e intuitivamente o registo dos tratamentos efectuados aos utentes (no bloco operatório, por exemplo)
  • Controlo de stock. Esta solução disponibiliza o controlo de stock. Mediante configuração, e tal como no wGES, a aplicação pode ter comportamentos diferentes quando uma movimentação origina ruptura de stock (Não controla stock, Avisa o utilizador, mas permite continuar, Avisa o utilizador e não permite continuar).
    • Gestão de lotes e de validades
  • Facturação das contas dos clientes com separação automática cliente / entidade seguradora. Uma das mais valias da aplicação reside no facto de proceder automaticamente à separação entre aquilo que é a facturar ao utente e aquilo que é a facturar à entidade seguradora, através da utilização dos termos de responsabilidade e/ou dos regimes convencionados.
  • Facturação à ADSE e ARS. Possibilidade de automatizar o processo de facturação à ARS e à ADSE, de acordo com as regras definidas por estas entidades, organizando a informação por Lotes no caso da ARS e emitindo o magnético no caso da ADSE.
  • Rastreabilidade de documentos. A rastreabilidade (do documento do utente ou da entidade) mostra-nos o historial do documento, ou seja, a partir de que documentos foi gerado e quais gerou. É apresentado um ecrã com duas visões distintas. Uma em forma gráfica e outra em forma de árvore.
  • Cálculo automático das comissões dos médicos de acordo com as regras de comissões definidas pela clínica. Possibilidade de definição de comissões para um médico, sendo estas calculadas através das associações dos médicos aos débitos.
  • Gestão do aluguer de espaços clínicos aos médicos. Conceito existente em algumas clínicas e em que a própria clínica aluga um espaço ao médico, comprometendo-se esse a pagar um valor, que pode ser fixo ao proporcional aos serviços prestados.
  • Declaração de rendimentos dos médicos. A aplicação permite a emissão de uma listagem com informação acerca dos rendimentos auferidos pelos médicos durante o ano.
  • Sistema de mensagens entre utilizadores (mensagens simples ou com documentos anexados). O wCLINICAS tem integração com o sistema de mensagens, permitindo a troca de informação entre os vários utilizadores de uma clínica. Essa troca de informação pode consistir em mensagens simples ou mensagens com documentos anexados.
  • Tratamento de cartões de pontos de clientes.
  • Alertas diversos (tratamentos de hospitalizados a realizar, recibos em atraso, etc). Opção que permite aceder a informação de elevada importância. Esta opção pode ser acedida a qualquer momento a partir do menu da aplicação. Pode ainda ser configurada de modo a ser mostrada automaticamente quando se entra na aplicação, caso exista informação a visualizar.
  • Análise da rentabilidade da clínica. Conjunto de explorações que permite analisar a rentabilidade da clínica, recorrendo a vários tipos de visões.
  • Integração de toda a informação entre clínicas de um mesmo grupo. Possibilidade de integrar toda a informação entre clínicas de um grupo através do wFILIAIS.
  • Widgets. A aplicação disponibiliza um conjunto de widgets passíveis de serem utilizados pelos utilizadores: DynamicFlow, atalhos para as principais opções da aplicação, indicação dos utentes actualmente em tratamento, indicação dos próximos aniversários de utentes, estado actual da lista de espera, próximas consultas agendadas, estatísticas da agenda, serviços periódicos próximos, tratamentos de hospitalizados próximos.

Dentária

  • Ligação a aparelhos de imagiologia.
  • Ficha clínica com tópicos de avaliação específicos para este ramo de actividade.
  • Odontograma (adulto / infantil), com indicação da situação de cada dente.
  • Emissão de orçamentos.
  • Definição de planos de tratamento, com indicação gráfica do local do tratamento e possibilidade de agendamento automático das várias sessões.
  • Conceito de Packs (permite a utilização de artigos do tipo pack no BackOffice do wCLÍNICAS. A utilização de packs permite o lançamento automático de um conjunto de artigos a ele associados).

Estética / Nutricionismo

  • Emissão de orçamentos.
  • Definição de pacotes de tratamento.
  • Definição de planos de tratamento, com possibilidade de agendamento automático das várias sessões.
  • Gestão de programas compostos por várias fases, com um conjunto de serviços (internos / externos) em cada fase (programa de beleza, programa dietético, etc.)

Podologia

  • Definição de planos de tratamento, com indicação gráfica do local do tratamento no pé e possibilidade de agendamento automático das várias sessões

Pediatria

  • Emissão das curvas de crescimento das crianças (percentis)

Fisioterapia

  • Elaboração da ficha de avaliação com exame subjectivo e objectivo.
  • Definição de planos de tratamento, com indicação gráfica do local do tratamento e possibilidade de agendamento automático das várias sessões.
  • Registo de incapacidades dos utentes: ITAs, ITPs, IPPs.
  • Análise estatística dos sinistros (por zona, tempos, tipos de acidentes, etc.)

Centros de Exames

Os centros de exames são entidades que se dedicam à realização de um conjunto de exames complementares de diagnóstico, tal como os Centros de Tomografia, Radiologia, Cardiologia, Análises Clínicas, etc.

O wCLINICAS disponibiliza um módulo que permite a essas entidades gerirem os exames efectuados pelos seus clientes:

  • Registo dos exames
  • impressão de etiquetas.
  • Inserção / impressão dos respectivos relatórios.
  • Gestão das entregas dos resultados, etc.

Hospitalização / Internamento

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  • Tratamento de avenças para os utentes externos.
  • Débito automático de serviços de enfermaria, serviços de acompanhante e outros débitos configuráveis.
  • Lançamento automático do débito da diária para os utentes internados (quarto, cama).
  • Gestão de hospitalizações com programação dos tratamentos diários, respectivos tempos de aplicação e alertas para os tratamentos a realizar a cada hora.
  • Análise da ocupação das habitações: livres, ocupadas, internados sem habitação atribuída.
  • Criação e consulta do plano operatório.
  • Gestão de adiantamentos feitos pelos clientes antes do tratamento

Requisitos mínimos

 

  • Sistema operativos Windows (XP ou superior, Windows 7 recomendado)
  • 2 Gb de memória (4Gb recomendados)
  • 100 Gb de disco (o espaço necessário poderá variar em função do volume de dados com que irá trabalhar).

As nossas soluções foram submetidas aos testes de certificação Windows 7 e têm o logo "Win 7 ready" funcionando nas plataformas 32 e 64 bits

 

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